World Energy

Manutenção preditiva, preventiva e corretiva

MANUTENÇÃO PREDITIVA

Esse método se faz necessário o acompanhamento de parâmetros técnicos de peças e componentes, tais como: Analise estrutural das peças, analise termográfica estudo de vibrações e confrontados com informações técnicos do equipamento como por exemplo a vida útil definida pelo fabricante, e comparados constantemente afim de identificar comportamentos que sinalizam para uma interferência técnica, dessa forma podemos afirmar que a manutenção preditiva está um passo a frente da preventiva. A manutenção preditiva por vezes é confundida com a manutenção preventiva e de fato elas se parecem, a grande diferença entre eles é que a manutenção preditiva é baseada no acompanhamento e planejamento atrelado a uma inspeção sistemática e na observância quanto à modificação dos parâmetros ou condições de desempenho do equipamento, e é uma etapa importante para a redução de custos.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

É um conjunto de estratégias de monitoramento e controle empregadas com o objetivo de impedir e diminuir falhas quanto ao desempenho de máquinas e equipamentos. É a manutenção que corrige os problemas e falhas antes mesmo deles acontecerem, reduzindo custos, relacionados a indisponibilidade das máquinas e aumentando a eficiência da manutenção. Tem como principal característica o fato de você programar a parada, evitar o ágio em aquisição de sobressalentes com disponibilidade de entrega imediata, custo em chamados técnicos emergenciais e ociosidade de máquinas paradas em recorrência de uma manutenção não planejada. Importante ressaltar que a manutenção preventiva ocorre independente de danos reais apresentados, e que em determinados momentos possa se confundir o valor pago na Preventiva como um gasto, quando na realidade a aplicação deste método é feito a fim de diminuir os impactos dos custos operacionais não planejados.

MANUTENÇÃO CORRETIVA

É o método utilizado para a correção de problemas imediatos, que atrapalham o bom funcionamento do processo ou sistema, e que senão corrigidos podem danificar outras partes e peças, causando sérios prejuízos financeiros a operação. Esse método não utiliza planejamentos de manutenção, e geralmente se faz necessário contar com um estoque de peças e disponibilidade de profissionais capacitados, uma vez que as falhas não são previstas. É o método com maiores custos e de solução mais demorada o que gera prejuízos financeiros diretos e indiretos a empresa.